Recado para os pais de 1º ano


Minha filha está indo para o 1º ano. É uma mudança significativa e espero ser competente o suficiente para acompanhar seu desenvolvimento e ajudá-la naquilo que for necessário para que ela goste, não só da escola, mas principalmente que ela goste do conhecimento. Venha ele como for, é imprescindível que as crianças tenham gosto pelo novo.

primeiro dia de aula na educação infantil

Mas fiquei mais tranquilo quando vi no grupo de discussão de que participo um modelo de bilhete enviado por uma professora. A leitura dele me deu um norte sobre como me portar com minha filha. Fica também como sugestão para vocês, professores de Educação Infantil, se basearem.





Queridos Pais e Responsáveis

O ingresso da criança no 1˚ano é um marco na vida escolar. Elas vêm cheias de expectativas, ansiedade e curiosidade.

Sabemos que é importante este primeiro ano para que as crianças tenham sucesso por toda a sua vida de estudante.

A tarefa de alfabetizar é da escola, mas quando há envolvimento da família, os resultados da aprendizagem tendem a ser melhor.

Isso não significa colocar vocês no papel de educador, mas, sim de torná-los aliados no processo de alfabetização.

Basta que acompanhem a vida escolar das crianças, valorizem seus esforços, incentivem sua curiosidade e seu gesto por aprender, tanto dentro, como fora da escola, respeitando a fase que a criança esta vivendo para não exigir demais, nem de menos.

Errar, faz parte do caminho do aprendizado, são tentativas de acertos. Cada criança tem seu ritmo, seu jeito e o educador e o coordenador estão atentos para ajudar quando houver alguma dificuldade.

  • Leia para seu filho, se possível, todo dia.
  • Mostre para as crianças que a leitura ajuda em tudo o que fazemos todos os dias.
  • Estimule os interesses pessoais das crianças com livros, jornais e revistas.
  • Estimule as crianças a escreverem.
  • No início, todo mundo erra, em vez de corrigir, elogie.
  • Quando as crianças estiverem começando a aprender a escrever, não corrija seus erros ou a sua “letra feia”, o importante é que eles se atrevam a escrever. Aos poucos, os erros vão diminuir e a letra, melhorar.

No 1˚ano é mais importante dar parabéns do que ficar corrigindo!


Postar um comentário