Projeto pedagógico sobre diversidade cultural


Este é um projeto pedagógico para desenvolver com os alunos neste ano de 2012. É um modelo que me foi passado num dos grupos de compartilhamento de atividades.

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

OBJETIVO: Mostrar que existe um racismo velado no Brasil e que a imagem dos negros nos livros ainda é inferiorizada perante o branco. Aumentar a autoestima dos alunos afro-descendentes,despertar a turma para a diversidade da raça humana e promover o respeito pelas diversas etnias.




COMO CHEGAR LÁ: Faça um levantamento dos heróis e heroínas conhecidos pelo grupo. Provavelmente os de cor branca será maioria. Em seguida apresente personagens negras de livros e filmes (como o desenho animado Kiriku e a Feiticeira,) e pessoas notórias que sejam representadas de maneira positiva. Discuta os motivos dessa diferença, peça pesquisas em jornais e revistas que comprovem a discriminação.

PRODUTO FINAL: apresentação da PARÓDIA MUSICAL da musica “LOVE THE WAY YOU LIE” da cantora internacional HIANA, escrito pela professora Eunice. A paródia consiste em cantar na parte do RAP, o que a escola é, e no refrão, o que a escola deveria ser. Haverá também no dia da apresentação, uma entrevista de uma profissional da educação africana que será entrevistada pelos alunos.

DICA: Não chegue com discurso pronto sobre o racismo. Deixe os alunos concluírem que o preconceito e a discriminação existem, sim, no Brasil e que precisam ser combatidos. Ao falar da cultura africana e dos rituais, prepare-se para enfrentar o preconceito religioso. 

Dicas de Livros

LIMA, Heloisa Pires. Histórias da Preta. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 1998/2000.
______. Espelho Dourado. São Paulo: Peiropólis, 2003.
______. Lima, Heloisa. A Semente que veio da África, editora Salamandra (no prelo).
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramentos.
MIGUEZ, Fátima. Em Boca Fechada não entra Mosca. São Paulo:DCL, 2001.
OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. A bonequinha preta. Belo Horizonte: LÊ, 1982.
OTERO, Regina; RENNÓ, Regina. Ninguém é igual a ninguém: o lúdico no conhecimento do ser. São Paulo: Editora do Brasil, 1994.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Os reizinhos do Congo. São Paulo: Paulinas, 2004.
PRANDI, Reginaldo. Ifá - o adivinho. São Paulo: Cia das Letrinhas, 2003.
RAMOS, Rossana. Na minha escola, todo mundo é igual. São Paulo: Cortez, 2004.
ROSA, Sônia. O menino Nito. Rio de Janeiro: Pallas, 2002.
SANTOS, Joel Rufino. Dudu Calunga. São Paulo: Ática, 1996.
______. Gosto de África. Histórias de lá e daqui. São Paulo: Global, 2001.
UNICEF. Crianças como você: uma emocionante celebração da infância. São Paulo: Ática, 2004.
ZIRALDO. O Menino Marrom. São Paulo: Melhoramentos, 1986.

É fundamental criar o hábito e o gosto pela leitura por isso sempre insira bons livros no desenvolver do seu projeto, seja ele qual for.

Postar um comentário