Modelo de contrato pedagógico


É muito importante que no início do ano letivo haja um contrato pedagógico entre professores e equipe gestora. Mesmo sabendo que algumas coisas precisam ser definidas enquanto o jogo se desenvolve, existe a possibilidade sempre de adiantar algumas discussões e problemas que podem surgir sempre. O modelo abaixo é um norte para quem é da equipe gestora e deseja estabelecer este tipo de acordo com os professores.

CONTRATO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO
EQUIPE GESTORA E PROFESSORES

1.    Entregar com pontualidade: planejamento, planilhas / plano bimestral, propostas de atividades diferenciadas, diários, notas, questões de simulados e outras solicitações.
2.    Programar sua aula utilizando materiais diversificados, além do livro didático adotado e os caderninhos disponibilizados pela SEE.
3.    Ao fazer uso dos livros rotativos, cuidar e zelar para que os mesmos sejam retirados e depois guardados no devido lugar. Controlar a quantidade de livros (livros didáticos e paradidáticos, atlas, dicionários, revistas e outros), bem como o estado de conservação dos mesmos.
4.    Colaborar e ser responsável pela ordem geral da escola, tanto quanto a limpeza e a disciplina dos alunos no recinto escolar.
5.    Arquivar e guardar trabalho de alunos nos armários disponibilizados na inspetoria. A sala dos professores será espaço apenas do professor, evite deixar materiais espalhados e esparramados.
6.    Após a alimentação devolver os utensílios onde retirou e, se necessário, faça a higiene do espaço. Quando fizer uma limpeza em suas coisas atente-se ao lixo da sala para não ficar em lugar indevido. E ao tomar café ou chá jogar o copo no lixo.
7.    O professor deve ao final do seu período de aulas, bem como na saída para o intervalo, verificar se os ventiladores estão desligados, sala limpa, carteiras em ordem e fechar a porta da sala ao sair da mesma.
8.    Apagar a lousa ao final da aula e não deixar resíduos de giz no beiral. Atentar pra ter sempre o giz necessário em mãos, caso precise solicite ao agente escolar.
9.    Não atender pais de alunos no pátio ou na porta da sala sem encaminhamento da Direção. Quando solicitar a presença de um responsável comunicar à Coordenação e agendar fora do horário de aula (HTPL), podendo ser em aula vaga durante o período.
10.    Não sair da sala deixando os alunos sozinhos durante o período de aula para evitar problemas posteriores; quando necessário pedir para um agente escolar ficar com a classe.
11.    O professor deve ser o primeiro a entrar na sala e o último a sair. Atente-se para chegar a sala de aula antes dos alunos para recebê-los; levar o material necessário as aulas.
12.    Obedecer rigorosamente o horário de início e término das aulas, em hipótese alguma liberar aluno sem autorização da Direção.
13.    Não elaborar planos e ou preparar aula durante o seu horário de atividade com alunos. Durante a aula o professor deve acompanhar o aprendizado do aluno (circular pela sala, realizar trabalho individualizado, chamar o aluno para ler, corrigir atividades pontuando o erro...).
14.    Quando necessário faltar, por favor, comunicar com antecedência para providenciar a substituição e deixar uma atividade para o aluno. Caso haja imprevisto avisar assim que possível.
15.    Agendar e respeitar o uso das salas diversificadas – vídeo, laboratório, biblioteca, informática. Entregar planilha de atividade proposta (retirar na coordenação). Toda atividade deve ter um objetivo pedagógico! Manter os equipamentos em ordem, nos seus devidos lugares.
16.    Dê o exemplo. Não faça uso de celular em sala de aula.
17.    O material pedagógico deve ser solicitado com antecedência – apostilas, livros, mapas, papéis em geral, dicionário, canetão e semelhantes.





18.    Diário é um documento importante e da escola. Deverá estar sempre limpo, organizado e preenchido para possíveis verificações ao longo do ano letivo. Deve estar sempre no respectivo ESCANINHO!
19.    Atentar-se ao seu horário diário em relação às aulas e o horário de HTPC´s (hora de trabalho pedagógico coletivo). Não existe tempo de tolerância! Casos de emergência falar com a Direção; para evitar transtornos procure agendar compromissos em horário inverso.
20.    Manter prateleiras, mesas e armários em ordem. A limpeza da sala dos professores também deve ser zelada, quando utilizar utensílios da cozinha, favor devolver no mesmo local.
21.    Avisar casos de alunos faltosos à Coordenação.
22.    Trabalhos de compensação de ausência serão aplicados somente com a autorização e orientação da Coordenação mediante a justificativa (atestado médico). Casos individuais poderão ser resolvidos diretamente com o professor; mas não esqueça de comunicar a coordenação sobre tal fato.
23.    Manter a disciplina em classe, sendo que os pequenos problemas devem ser resolvidos pelo próprio professor, persistindo o problema deverá ser encaminhado para Mediação, somente acompanhado pelo agente escolar, para as devidas providências. A Coordenação deverá ser solicitada somente em casos que interfiram no pedagógico. A Direção será chamada em última instância. Não se esquecer de preencher o relatório sobre o ocorrido. A Disciplina deve ser mantida com firmeza, porém sem se exaltar.
24.    Cuidado ao relatar problemas com alunos, atentar-se ao uso de termos, tanto verbal quanto escrito.
25.    O agente escolar auxilia o trabalho do professor, não o executa por ele.
26.    Realizar avaliação diagnóstica ao longo de cada bimestre, não somente no início do ano.
27.    Atividades não referentes à escola não serão permitidas na sala de aula.
28.    Aluno não desenvolve atividades sozinho, o professor precisa circular pela sala, reconhecer as dificuldades dos alunos, solicitar apoio à coordenação e fazer possíveis encaminhamentos.
29.    Lembrar os alunos o uso do uniforme – camiseta branca e calça preta.
30.    Não há uniforme para professores e funcionários, o bom senso deve prevalecer, atente-se ao tipo de vestimenta (roupas justas, curtas, decotes). Se possível, faça uso de avental.
31.    Os agendamentos para atividades em ambientes diversificados devem ser feitos com no mínimo 02 dias de antecedência, respeitando o calendário e agendamentos de outros professores. Tal agendamento só será feito mediante entrega de planilha referente à proposta de trabalho que será realizado.
32.    A principal função da Coordenação está o auxílio no trabalho pedagógico do professor, por isso quando o mesmo solicitar para entrar em sua sala de aula entenda como uma ajuda a mais, não uma vigilância!
33.    Faça combinados com seus alunos, atente-se para não extrapolar as possibilidades, mas proponha uma roda de conversa em que todos tenham ciência das regras para um bom andamento das aulas, do aprendizado bem como de convivência. Ouça seu aluno, é assim que formaremos pessoas críticas, com argumentos reais e condições de se comunicar devidamente.
34.    Alunos só estão autorizados a sair no horário de aulas, quando estritamente necessário para ir ao banheiro e ou beber água durante a mesma, principalmente durante a 1ª e 4ª aula e, quando necessário, apenas um aluno de cada vez. Para outros fins não estão autorizadas saídas conforme orientações da Direção.
35.    Quando precisar de algo na secretaria apresentar-se a mesma fora do seu horário de aula.
36.    Atente-se aos funcionários, cada um tem seu trabalho e seu horário:


Contamos com a compreensão e colaboração de todos para que nosso trabalho seja harmonioso e produtivo.

Um ótimo ano letivo.

Bom trabalho!

Equipe Gestora 2012.